Você Nunca Esteve Realmente Aqui

Título Original: You Were Never Really Here
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2017
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Telecine

Joe (Joaquin Phoenix) é um veterano de guerra que passa a vida atuando como mercenário, aceitando trabalhos que, de alguma forma, lhe proporcionam algum senso de justiça. Enquanto leva uma vida executando tais trabalhos, Joe vive com a sua mãe, uma senhora que requer cuidados.

As coisas seguem nesse ritmo quando Joe recebe uma nova missão, que é a de encontrar Nina Votto (Ekaterina Samsonov), filha de um senador que acabara de sumir. Tudo sai do controle quando o protagonista acaba descobrindo que a situação que envolve a menina é pior do que parece, pois há pessoas importantes e influentes metidas nisso. Joe vai voltar a sentir o horror que sempre assombrou a sua vida e de seus (poucos) queridos.

O filme é difícil, lento, silencioso e mescla as memórias dos eventos vividos por Joe enquanto ele era soldado, além de também resgatar alguns de seus piores traumas do passado, enquanto ele ainda era uma criança. Essa dor pode ser sentida na brilhante atuação de Joaquin Phoenix, gordo, barbudo e triste.

O que falta em ação, sobra nas singelas cenas repletas de significados para o personagem principal, os cenários, tanto em planos abertos quanto nos fechados, também são ricos e atrativos, além de servirem para completar o pesar que o Joe carrega ao longo de todo o filme.

A diretora Lynne Ramsay, a mesma de Precisamos Falar Sobre Kevin (2012), tem o mérito de conseguir colocar o telespectador na cabeça do protagonista, fazendo com que sejamos tomados por suas memórias, desejos e sentimentos, todas essas informações são bombardeadas na tela ao longo do filme, tornando a obra incrivelmente perturbadora. 

Antes de assistir esse filme, vale a pena saber que ele vai tocar em assuntos sensíveis como abuso de menores, violência doméstica, suicídio e autoflagelo. Mesmo que a diretora tenha preferido esconder algumas das cenas de violência mais chocantes, ainda assim esse filme pode não ser recomendável para pessoas sensíveis.

No meu caso, acabei reassistindo o filme no dia seguinte, para conseguir pegar algumas sutilezas que perdi na primeira vez que assisti e, de fato, entendo que este é um filme para se assistir mais de uma vez. Como eu disse, não é uma obra fácil e, se você não gostar a história, pelo menos terá a chance de ver Joaquin Phoenix brilhando em mais uma grande atuação.