Top Gun – Ases Indomáveis

Gênero: Guerra, Drama, Romance
Ano: 1986
Classificação: 8
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

Maverick (Tom Cruise) é um piloto destemido e ousado da marinha americana, tem como seu fiel escudeiro o co-piloto Nick “Goose” (Anthony Edwards), durante uma missão um de seus companheiros entra em choque, Maverick de forma heroica, mas imprudente o salva. Após o acontecimento seu companheiro que era uma espécie de piloto número 1 decide abandonar a marinha, então seu comandante é forçado a escolher Maverick e Goose para se apresentarem em Miramar onde fica a Academia de Pilotos de Caças chamada de Top Gun.

Um jovem Tom Cruise já mostrava todo potencial que ali havia, com seu “mood” carismático habitual dá o tom em um filme que consegue mesclar bem cenas de ação com verdadeira tensão que os pilotos são submetidos a exercícios intensos sobre os céus, os momentos de batalha são muito bem filmados e proporcionam cenas de ação muito boas. Impossível não deixar de destacar também uma das mais belas trilhas sonoras da história do cinema que consagrou a banda Berlin com o hit “Take My Breath Away”, indica e premiada com o Oscar de melhor canção original.

Nesse clássico americano dos anos 80 espanta a qualidade técnica de tomadas aéreas, e fotografia excelente com cenários marcantes, principalmente nas cenas que contrastam com o entardecer.  Como dito acima as cenas aéreas são bem legais e trazem uma emoção muito bacana para o filme, de ponto negativo podemos dizer que as cenas de desentendimento nos vestiários me parecem um pouco desnecessárias e apelativas.

No longa Tom Cruise contracena também com Val Kilmer, seu personagem é apelidado de “Iceman” e é vendido no filme como uma espécie de rival-vilão, já que ele é considerado o melhor piloto da caça da Academia Top Gun. Seu apelido não é a toa, pois é conhecido por tomar decisões frias baseada em regras e no estatuo a ser seguido, ainda conta com um humor bem ácido que naturalmente o elege a antagonista da trama. Ele é totalmente o oposta de Maverick que toma decisões controversas, por vezes passando por cima das regras, confiando de forma excessiva em suas habilidades.

Além de tudo já descrito Top Gun ainda trás um belo romance vivido entre Maverick e Charlote. Em sua primeira noite após ingressar na Academia ele sai para um momento de descontração com sua turma e acaba a conhecendo em um bar, mas ironicamente ela é uma das instrutoras da Top Gun. Após uma tensão amorosa entre os dois, eles acabam por proporcionar cenas românticas que marcaram história no cinema, sempre embalados pelo som de “Take My Breath Away”.

Top Gun mesmo sendo um filme com uma temática militar consegue ser bem leve no desenvolvimento da história, muito pelo carisma dos dois amigos que costumam dividir a mesma nave e dão uma boa intro para o longa. Apesar de carregar o tema clichê do jovem que tenta seguir a mesma profissão do pai e carrega o peso da perda dele em missão de forma misteriosa, o filme é uma boa diversão, com momentos de emoção, ação e drama, tudo com tons bem na medida tendo sido conduzido muito bem pelo diretor Tony Scott.