Sleepers – A Vingança Adormecida

Ano: 1997
Gênero: Drama, Suspense
Classificação: 8
País: EUA  
Plataforma: Netflix

Com elenco estrelar, o clássico “Sleepers – A Vingança Adormecida” narra a história de um grupo de meninos que carregam marcas indeléveis de seu passado, marcas estas que inevitavelmente afetam suas vidas enquanto adultos. Após um crime cometido por dois desses meninos, enxerga-se a oportunidade de trazer esse tenebroso passado ao conhecimento público.

Sleepers foca nas consequências da vingança como forma de redenção, além de abordar a força da amizade e os desdobramentos que um passado pouco favorável pode acarretar na vida de uma pessoa, mas também revela que há pessoas que, por mais que hajam chances de serem consertadas, tendem mesmo ao fracasso.

Pra quem gosta de filmes biográficos com narração em primeiro plano, essa obra é um prato cheio. Ela inicia quando os meninos ainda são crianças no bairro de Hell’s Kictchen enquanto vivem uma vida de amizade e curtições juvenis, sendo uma dessas curtições a realização de pequenos roubos pela vizinhança. Um desses roubos acaba muito mal, tornando-se um verdadeiro crime que os levam para um reformatório.

É lá que tudo de ruim acontece, são maltratados pelos guardas da prisão, os malvadões Sean Nokes (Kevin Bacon) e Ralph Ferguson (Terry Kinney), e também pelos internos já cascudos. Esses maltratos, que incluem constantes estupros, vão perseguir e aterrorizar suas vidas para sempre.

O filme é longo, lento, mas constrói cada personagem com calma, mostrando as diferenças de personalidade de cada um dos meninos. Lorenzo (Jason Patric), por exemplo, desenvolve uma amizade paterna com o padre Bobby (Robert de Niro), que o ajuda inclusive a sair da cadeia. 

13 anos após suas vidas serem destroçadas no reformatório, dois dos meninos têm a chance de se vingar por tudo que sofreram durante o tempo em que foram detentos. É aí que, de fato, o filme se concentra, pois esse acontecimento acaba envolvendo praticamente todos os personagens do filme.  

Brad Pitt interpreta o menino Michael Sullivan na fase adulta, ele é um advogado muito esperto que vira peça fundamental na última parte do filme, onde há um embate de tribunal de Michael contra Danny Snyder (Dustin Hoffman), um advogado bêbado e sesajeitado, escalado para defender Tommy Marcano (Billy Crudup) e John (Ron Eldard)  os dois personagens acusados de um crime de assassinato. 

O filme ainda conta com Carol Martinez (Minnie Driver), uma garota infiltrada no meio dos meninos desde o período em que eram crianças, e que é responsável pelo sopro de esperança na vida de alguns de seus colegas. 

Com direção de Barry Levinson, vencedor do Óscar por Rain Man (1988), a partir do livro de Lorenzo Carcaterra, o filme parte da premissa de que os fatos narrados realmente ocorreram, e inclusive narra o que aconteceu com cada personagem após os registros apresentados no filme.

A cena final é tocante e celebra a amizade entre os meninos, agora adultos cheios de traumas, mas que gozam de um raro e derradeiro momento de felicidade em grupo. Uma obra prima, se você ainda não o assistiu, reserve um tempo para se deleitar neste fabuloso drama.