Relatos Selvagens

Título Original: Relatos Salvajes
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 2014
Classificação: 8
País: Argentina
Plataforma: Telecine Play

Até que ponto a intolerância do ser humano pode chegar? Muitas vezes o ato de tomar decisões de cabeça quente pode transformar um problema minúsculo em algo fora do controle, que pode vir a prejudicar não só os envolvidos, mas pessoas que não têm nada a ver com a situação.

Relatos Selvagens é uma produção Argentina lançada em 2014, que trata exatamente dessa questão ao mostrar seis histórias que revelam o lado assustador do ser humano, mostrando do que ele é capaz quando lhe faltam discernimento e inteligência emocional para lidar com situações do dia-a-dia, das mais rotineiras às mais inusitadas.

A partir de histórias escritas por Germán Servidio e de Damián Szifron, que também é o diretor do filme, o comportamento humano é escancarado em 122 minutos de raiva, fúria e desespero.

De uma maneira breve, as histórias relatam temas como bulling, vingança, intolerância no trânsito, burocracia do serviço público, traição e suborno, dentre as questões mais urgentes que são abordadas nas histórias que compõem o filme.

Dentre os contos mais interessantes, está o do casamento que encerra o filme e apresenta como enredo a descoberta de uma amante do noivo justamente no dia do casamento de Romina, em grande atuação de Erica Rivas. A festa então se torna um pandemônio e, ao mesmo tempo, grotesca, com situações inusitadas até para a pessoa mais criativa.

A condição corruptível humana também é explorada em outro grande momento do filme, que é na história de um jovem rico que comete um crime no trânsito e seu pai tenta livrar a cara do filho, incriminando o seu empregado pobre. A corrupção vai escalando e tomando níveis absurdos, algo que infelizmente sabemos que acontece por aqui o tempo todo.

No elenco desfilam atores consagrados como Ricardo Darín, Oscar Martinez e Leonardo Sbaraglia. Vale destacar que o filme foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015.

A alta classificação no IMDB (Internet Movie Database), base de dados que pertence a gigante Amazon e é referência em informações sobre filmes, séries e games, mostra que a ideia foi muito bem aceita pelo público. Recomendo!