O Profissional

Ano: 1994
Gênero: Ação, Drama
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

León (Jean Reno) talvez esteja naquela prateleira dos grandes anti-heróis do cinema, um assassino de aluguel extremamente habilidoso com regras bem particulares, que ao seu entender segui-las podem o manter protegido. Após hesitar algumas vezes em ajudar Mathilda (Natalie Portman), uma menina de apenas 12 anos que mora ao lado de seu apartamento, Léon abre as portas de sua casa para ela após sua família ser assassinada de forma brutal por seu pai ter quebrado um acordo de fornecimento de drogas a agentes desonestos da narcóticos.

Neste clássico do anos 90 temos cenas impactantes de assassinato e também bastante ação, onde Léon, um assassino de aluguel da máfia italiana mostra toda a destreza e sua habilidade para concluir seus serviços, sempre respeitando suas próprias regras e sendo reconhecido por ser um dos melhores no que faz. Há também certa polêmica, pois a relação entre Léon e Mathilda é de certa forma romantizada pela menina, que não fora acostumada a ser tratada bem, nasceu em um ambiente onde tinha que lidar com abusos praticamente diários, todo cuidado de Léon com ela acaba por despertar um amor platônico. Ao contrário daqueles típicos personagens clichês do homem mau de bom coração, podemos ver que apesar de tudo, ele tem o seu próprio limite do que é certo ou errado.

Podemos ver aqui uma pequena e talentosa Natalie Portman que fazia sua estreia no cinema e  anos mais tarde ela seria reconhecida com o prêmio de melhor atriz por sua atuação em Cisne Negro. No elenco destacamos é claro a atuação de Jean Reno que dá um verdadeiro show como assassino de aluguel e também como uma figura paternal que ainda não sabe como lhe dar muito bem com a situação. Gary Oldman interpreta de forma brilhante o policial Stansfield, totalmente desonesto e que te faz sentir mal por seu total desprezo ao próximo e desperta grande sentimento de medo em seus subordinados. 

Voltando a parte polêmica do filme, devemos ressaltar que em alguns momentos gera incômodo pelo fato de o diretor sexualizar Mathilda em algumas cenas, principalmente quando os dois ainda estão se conhecendo, gerando algum desconforto, porém fica claro que isso não se passa de uma fantasia inocente de uma menina ingênua que parece lidar pela primeira vez com um ambiente de amor. A amizade entre os dois acaba por completar suas vidas de solidão e pouca ou quase nenhuma afetividade.

O Profissional é um filme atemporal que mistura ação, drama e crime e te entrega emoção. Juntamente com um elenco muito bom e uma trilha sonora muito legal de “Shape of my heart” (Sting). Um clássico dos anos 90 que com certeza influenciou muitas outras produções cinematográficas.