O Fotógrafo de Mauthausen

Ano: 2020
Gênero: Histórico, Guerra, Drama, Biográfico
Classificação: 6
País: Espanha
Plataforma: Netflix

Drama espanhol baseado em uma das mais tristes páginas da história, a Segunda Guerra Mundial,  o filme narra a saga de Francesc Boix (Mario Casas) um soldado que lutou na Guerra Civil espanhola e que agora tenta sobreviver no campo de concentração de Mauthausen.

Neste campo, entre outros, estão os soldados que lutaram e perderam a Guerra Civil Espanhola, e que foram exilados pelo general Franco, considerando-os “homens sem pátria” presenteados ao Terceiro Reich como força de trabalho livre.

Francesc usa o seu talento com a fotografia para trabalhar juntamente com Paul Ricken, o diretor do campo, que rapidamente toma gosto pelo trabalho do rapaz. Suas habilidades logo ganham destaque, o que o faz ser requerido para trabalhos externos, para alguns dos figurões nazistas da época.

Vivenciando diariamente o horror da guerra, o fotógrafo vê a oportunidade de salvar alguns dos negativos que seriam queimados, como provas dos crimes de guerra cometidos pelos soldados alemães, mas para isso precisa contar com amigos próximos e com planos mirabolantes para esconder o máximo de provas possível.

Com enredo pouco volumoso, a diretora Mar Targarona se vira para alcançar os 110 minutos de filme, basicamente mostrando a perversidade dos soldados e o pouco valor da vida dos prisioneiros que habitavam o campo de Mauthausen. Isso fica evidente em uma das cenas mais impactantes do filme, quando um garotinho, filho de um oficial de alta patente, ganha de presente uma arma de verdade e é ensinado a atirar.

Por outro lado, o filme acerta em mostrar uma parte pouco contada da história, a de outros povos que também sofreram as brutalidades da guerra, e também de abordar o papel dos Kapos, os presos que trabalhavam como guardas violentos a favor dos nazistas.

Como o filme é baseado em fatos reais, há também uma preocupação em fazer com que as fotos salvas a partir dos negativos escondidos por Francesc, ganhem vida e movimento, o que se confirma no final do filme, com a exibição das fotos reais da época. 

O Fotógrafo de Mauthausen é mais um filme que aborda os terrores da Segunda Grande Guerra, e ajuda a contar mais um pouco desta interminável história de terror, que nos assombra até hoje.