O Fio Invisível

Título Original: Fever Dream
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2021

Classificação: 6
País: Espanha
Plataforma: Netflix

O drama “Fever Dream” envolve a história de uma mãe que quase perde o seu filho após o garoto se contaminar com o solo de sua propriedade, fato que custou a vida de um cavalo de raça que estava clandestinamente sob os cuidados da família. Desesperada, a mãe recorre a uma espécie de curandeira local, que consegue salvar a vida do menino, mas a partir daí o seu filho nunca mais será o mesmo.

A perda do cavalo também implica no total desastre financeiro da família, que vai perdendo as suas posses e a unidade familiar, juntamente com a sinistra nova personalidade do menino, tornando a vida deles cada vez mais complicada.

Os estranhos acontecimentos aos quais o filme se baseia são narrados pelo próprio menino David (Emilio Vodanovich), mas sob a ótica de Amanda (María Valverde), mãe da menina Nina (Guilhermina Sorrible Liotta), que e se vê intrigada com a tristeza e a desesperança de sua nova amiga Carola (Dolores Fonzi) em relação ao seu filho Davi.

O filme envolve o espectador no mistério em torno da quase “ressurreição” do Davi e na tensão da relação entre Amanda e Carola, que transita entre admiração e repulsa, beirando a uma conexão amorosa e sexual, enquanto Marco (Guilhermo Pfening), marido de Amanda, está envolvido com o trabalho e não consegue passar os dias com a família na casa localizada no interior da Argentina.

Ao longo de todo o filme paira o mistério sobre a situação que envolve o diálogo intermitente entre Amanda e Davi, que insiste que Amanda se concentre nos fatos que ocorreram enquanto ela esteve no vilarejo e desenvolveu a amizade com Carola. O filme conta toda a história a partir destas lembranças, mostradas a partir de flashbacks não lineares, que nos chama a atenção enquanto pais do quanto precisamos estar sempre de olho nos nossos filhos, desenvolvendo o que o filme chama de “fio invisível” que nos liga a uma distância segura de nossos filhos.

A película é uma adaptação da diretora peruana Claudia Llosa para o romance “Fever Dream” de Samanta Shweblin, ele não traz grandes surpresas e é até previsível, o filme carece de um desfecho mais instrutivo, algumas questões ficam em aberto, principalmente acerca de alguns personagens. Apesar de tudo, vale dar uma conferida nessa história que, acima de tudo, chama a atenção para questões ambientais e do quanto isso pode ser nocivo e perigoso para todos nós.