Donnie Darko

Ano: 2001
Gênero: Drama, Ficção Científica
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

Recentemente algumas produções nos levaram de volta a década de 80 e nos injetaram uma boa dose de nostalgia, citando, por exemplo, Stranger Things, série que nos levou de volta a essa década de forma brilhante. Agora volte a 2001 e imagine um filme que há 20 anos já buscou retratar sua história na tal década, junte a isso uma trilha sonora incrível, viagem no tempo (será?), um elenco fabuloso e claro Jake Gyllenhaal ainda bem jovem em uma atuação brilhante.

Sim, parece muita informação, mas Donnie Darko é assim, um filme que mistura ficção cientifica com aquele tradicional clima hostil do colegial americano e em alguns momentos chega até mesmo a ser aterrorizante, principalmente nos momentos em que Donnie (Jake Gyllenhaal) contracena com Frank um coelho assustador que só ele consegue ver, mas de fato Donnie Darko é uma obra única e muito original.

É preciso estar atento às informações que o longa vai te fornecendo ao decorrer da história, pois um filme com tantos ingredientes como esse, não poderia deixar de ser um tanto quanto complexo de se entender. O nosso querido Jake Gyllenhaal é mestre em filmes desafiadores e parece que já tinha isso entranhado em suas veias desde jovem.

Donnie é um garoto que contraria a figura comum de meninos de sua idade, ele tem uma visão excêntrica sobre o mundo e naturalmente não tem uma relação amigável com os populares da escola. Após ser salvo de um evento catastrófico por Frank o tal coelho aterrorizante, Donnie passa a ver essa figura com mais frequência, você começa a imergir na loucura que é a cabeça de Donnie, que parece na verdade sofrer de um quadro de esquizofrenia. Obviamente que surgem várias teorias sobre o que realmente acontece com Donnie, mas podemos dizer que, afinal de contas, trata-se de uma conclusão enigmática.

Voltando ao elenco de Donnie Darko, temos que destacar mais uma vez a brilhante atuação de Jake, que cria uma atmosfera sombria em certos momentos com closes frisados que pareciam sair das grandes obras de Stanley Kubrick, é perceptível o talento que ali havia ainda no menino Jake.

Por vezes em nossos textos chamamos a atenção para o “gatilho de elenco”, um termo que usamos para destacar o elenco qualificado que o filme nos brinda e que por si só já nos convence na hora da escolha do que assistir, em Donnie Darko podemos ver carinhas conhecidas como: Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze e Seth Rogan.

Certamente após assistir Donnie Darko você tentará encontrar respostas para entender as possíveis linhas temporais e os acontecimentos psicodélicos presentes no filme e irá se deparar com inúmeras teorias. Esse clássico poderia ser “nota 10” fácil! Porém para que você chegue a ideias mais conclusivas sobre o filme é necessário ir mais fundo, o que ao meu ver torna experiência incompleta, pois algumas cenas foram retiradas para a versão do cinema e só existem na versão estendida do diretor, cenas que seriam essenciais para melhor compreensão da obra.