Coração de Cavaleiro

Título Original: Knight’s Tale
Gênero: Aventura
Ano: 2001
Classificação: 8
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

Um pequeno camponês começa uma busca incessante para mudar seu destino. Após seu mestre falecer no intervalo de uma batalha de lanças, ele vê aquela oportunidade como a chance que sempre esperou, e o substitui assumindo sua identidade. Então, com a ajuda de seus amigos ele forja documentos, começa a treinar e fazer sucesso ao vencer algumas competições.

Com uma trilha sonora completamente desconexa com o período em que o filme se passa, o longa é uma viagem leve a idade média, que trata até com certo sarcasmo o fato de que naquele tempo ser comum a apresentação de pessoas citando toda a sua linhagem. Uma aventura da melhor qualidade que ainda traz o saudoso Heath Ledger como protagonista.

Coração de Cavaleiro propõe em seu enredo a história de um homem fadado a levar uma vida simples como a de seu pai, que tem origem humilde. As dificuldades são grandes pois no tempo medieval, dificilmente quem não era beneficiado pela árvore genealógica, conseguia levar uma vida um pouco mais digna. Mensagens intrínsecas também podem ser encontradas principalmente na busca de William Thacher (Heath Ledger) por honra e dignidade e uma reflexão de que somos capazes de mudar nosso destino.  

Mas se você está aqui só pela diversão, é totalmente válido, pois esse é o grande foco do filme, como dito ele nos proporciona uma ótima aventura, com bastante leveza, humor, romance e ação. É bem legal toda a recriação da época medieval com os estádios onde as batalhas acontecem, proporcionando uma excelente fotografia e um dos grandes acertos, é onde o filme te energiza e capta sua atenção logo nos seus primeiros minutos, a criatividade em sobrepor tudo isso ao som de Queen, David Bowie, e até mesmo um baile medieval ao som de uma boa discoteca. É sobre sair fora da caixa na medida certa que estamos falando, é claro que há cenas um pouco piegas, mas faz parte, uma boa história por vezes vem acompanhada de uma dose extra de romance.

O diretor Brian Helgeland acerta de mão cheia nesta adaptação de um conto medieval “Os Contos da Cantuária” que se trata de uma importante obra literária inglesa, criando uma fábula onde entrega de forma inteligente diversão e aventura. O filme conta com um elenco muito bom, ressaltando que ainda é possível ver um hilário Paul Bettany conhecido por interpretar o Visão no Universo Marvel.