Noite Adentro – Temporada 1

Noite Adentro – Temporada 1
Gênero: Ficção Cientifica, Drama
Ano: 2020
Classificação: 6
País: Bélgica
Plataforma: Netflix

De origem belga, Noite Adentro é mais uma das várias séries originais Netflix espalhadas ao redor do mundo, aqui temos um grupo de pessoas que são surpreendidas por um homem que sequestra um avião que tinha como destino Moscou capital da Rússia, ele alega que ao nascer do sol todas as pessoas irão morrer, na tentativa de sobrevivência contra o evento solar catastrófico eles seguem em um voo noturno para o Oeste.

Com a quantidade de conteúdos em streaming que temos acesso hoje em dia, séries curtas como Noite Adentro ganham cada vez mais espaço, sendo bem objetiva, com uma duração média de 40 minutos e apenas 6 episódios nesta 1º temporada ela convence e cria uma atmosfera de tensão, suspense e curiosidade sobre como ou se será possível escapar de algo tão grave.

Logicamente que em temáticas como essa, se tratando de uma ficção temos que relevar alguns acontecimentos que fogem da realidade, como o fato de que com poucas pessoas a bordo de um avião, temos um passageiro capacitado para cada emergência que ocorre durante o desenrolar da série. Um ponto negativo que vale ressaltar é de que a série não explora tanto o desespero que os personagens deveriam estar sentindo enquanto voam em situações tão precárias e com uma notícia tão dramática de que os seres vivos estão sendo dizimados da face da terra, com perca de familiares e etc.

A série segue aquela linha de apresentar um personagem por episódio, explorando um pouco de suas vidas antes de se encontrarem naquela situação, isso faz com que você se identifique de certa forma com eles. O protagonismo fica meio dividido a cada episódio, mas conforme as histórias dos personagens vão ganhando lastro, fica claro que Terenzio (Stefano Cassetti) o tal sequestrador do avião que têm a informação sobre a catástrofe é essa figura, ele também se destaca com a melhor atuação e melhor personagem da ficção.  

Com um dinamismo bem interessante temos sempre uma solução e uma resposta encontrada rapidamente para cada ocorrência o que na minha opinião tira um pouco da capacidade de te surpreender em alguns momentos, porém o dinamismo citado é um ponto positivo, pois os episódios se desenvolvem em um ritmo frenético, um dos motivos que te engajam para querer continuar maratonando a série.

Destaco aqui também alguns embates que surgem e que são bem explorados, principalmente pelo fato de termos pessoas tão diferentes tendo que agir em conjunto, a série também enfatiza a capacidade de autodestruição do ser humano. Muitas questões ficam para ser respondidas na segunda temporada e como citado lá em cima, ficamos curiosos para saber qual será o futuro da humanidade após esse desastre que pode acabar com a vida na terra. A próxima temporada já tem data de estreia definida para 8 de Setembro de 2021.