Dia de Treinamento

Título Original: Training Day
Gênero: Policial, Suspense
Ano: 2001
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

Jake Hoyt (Ethan Hawke) é um policial que tem o sonho de entrar na divisão da narcóticos, após conseguir ele precisa ainda passar por um treinamento com Alonzo (Denzel Washington) um policial veterano e com atitudes nada ortodoxas. Com o passar do dia Jake é obrigado a usar drogas e beber em serviço, quando ele finalmente começa a questionar os métodos utilizados por Alonzo.

Dia de treinamento traz um roteiro ousado e pesado, onde explora de forma brilhante a corrupção existente entre máfia, traficantes e policiais desonestos nas ruas de Los Angeles, tema bastante atual ainda nos dias de hoje, um suspense policial recheado de tensão que consagrou Alonzo com um dos grandes vilões do cinema. As excelentes atuações de Denzel e Ethan os premiaram com o Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante respectivamente.

Ainda falando de atuações, é incrível a performance de Denzel, é notável como ele esteve tão à vontade no papel de Alonzo, perceptível até mesmo em cenas simples, com trejeitos que se encaixam perfeitamente nas cenas. Já Ethan Hawke consegue dar corpo e alma a um policial que sonha em combater o crime e fazer a diferença, mas ao mesmo tempo tenta fazer de tudo para agradar o seu oficial de treinamento, já que parece que seu futuro está nas mãos dele, um contraste incrível e muito bem representando pelos dois ganhadores do Oscar de forma merecida. No elenco de Dia de Treinamento ainda podemos ver caras conhecidas como Tom Berenguer, Eva Mendes e Terry Crews, além dos músicos Dr. Dree, Snoop Dog e Macy Gray.

O filme toca em pontos sensíveis e de forma sutil tem seus momentos em que conseguem deixar mensagens embutidas, além de críticas sociais. Dia de Treinamento mostra também todo tipo de lixo existente nas ruas como, traficantes, assaltantes, estupradores etc., por uma perspectiva diferente também mostra um lado das comunidades de baixa renda que é do bem, mas acaba marginalizado pelo preconceito e principalmente por serem reféns da guerra entre traficantes e policiais, submetidos a regras não-oficiais.

O diretor Antonie Fuqua consegue te estimular a pensar durante o decorrer do filme que tudo aquilo que o policial veterano Alonzo submete ao novato Jake a fazer, faz parte de lições morais e imorais que um agente da narcóticos tem que estar preparado para lidar no seu dia a dia. Em um primeiro momento temos a impressão de estar sendo conduzidos a uma história clichê do Gênero “Buddy Cops” onde pessoas com personalidades bem conflitantes são forçadas a trabalhar juntas, quando na verdade a direção do filme nos insere em um desenvolvimento de enredo recheado de tensões ocultas e intrigantes.

Em certo momento conseguimos até entender que dificilmente seguindo métodos pré-estabelecidos Alonzo poderia conseguir combater de forma efetiva o tráfico de drogas nas ruas nos mostrando que um vendedor de drogas é apenas uma espécie de ponta do Iceberg, cansado de seguir as leis habituais e desacreditado com o sistema ele tem suas próprias motivações para combater o crime.

Claro que Dia de Treinamento não é feito apenas de suspense e tensão, e aqui temos um dos grandes méritos do filme, que poderia ser recheado de tiros para todos os lados, mas aqui temos momentos de ação na dose certa, onde tudo está muito bem inserido dentro de um contexto, sendo preparado calmamente durante o desenvolvimento do longa, outro mérito é não tentar te surpreender com um final absurdo ou totalmente surpreendente, uma trama muito bem construída com uma história original e igualmente bem desenvolvida.