A Caça

Ano: 2012
Gênero: Drama
Classificação: 10
País: Dinamarca
Plataforma: Amazon Prime

O filme dinamarquês conta a história de Lucas (Mads Mikkelsen) que passa por um dolorido processo de divórcio onde também perdeu a guarda de seu filho. Ao tentar reconstruir sua vida, ele arruma um emprego em uma escolinha do Jardim de Infância e a história da trama é desenvolvida a partir daí.

Lucas é grande amigo da família de Klara (Annika Wedderkopp), uma das meninas que estudam no jardim de infância, nutrindo o sonho de reconquista da guarda de seu filho, ele conquista a confiança dos colegas de trabalho e têm enorme afinidade com as crianças da escolinha, até que sofre um séria acusação de pedofilia por uma das crianças que lá frequentam. A terrível acusação impacta de forma imediata na vida de Lucas onde outros possíveis abusos vêm à tona e ele precisa enfrentar a ira da pequena comunidade onde vive.

A caça levanta pontos importantes e impactantes como pré-julgamento, abuso infantil e até mesmo o tão “na moda” cancelamento social. O filme dirigido e roteirizado de forma magnifica por Thomas Vinterberg é um soco na boca do estômago em certos momentos por se tratar de um assunto tão delicado. Grande parte desse sentimento é “culpa” do diretor, que faz você se colocar na situação de Lucas e cria uma atmosfera hostil para o personagem principal.

Por fim precisamos ter atenção a detalhes sutis que o diretor nos fornece durante o filme para que possamos entender de fato sobre quem de verdade se trata o personagem de Lucas, há espaços para interpretações distintas, onde poderemos tirar conclusões e teorizar. Não podemos deixar de chamar a atenção também para a atuação fantástica de Mads Mikkelsen que te faz rapidamente simpatizar com o seu personagem.