O Negociador

Título Original: The Negotiator
Gênero: Ação, Suspense

Ano: 1998
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

O negociador Danny Roman (Samuel L. Jackson) é reconhecido por sua habilidade em finalizar com sucesso as suas missões, seus números surpreendem e sua vida pessoal vai indo muito bem ao lado de sua amada Karen (Regina Taylor). No entanto, tudo muda freneticamente quando o seu parceiro, prestes a delatar um esquema de corrupção dentro da polícia é assassinado.

Por mais que pareça alguém acima de qualquer suspeita, Danny é acusado de ser o autor do assassinato de seu amigo, pois acaba sendo flagrado no local do crime, em uma típica cilada feita para incriminá-lo. O antes calmo e sagaz negociador toma então uma atitude drástica para provar a sua inocência: faz cinco reféns no departamento de assuntos internos da polícia.

Com um grande elenco, “A Negociação” é aquele tipo de filme tenso do início ao fim. Ao mesmo tempo em que o espectador torce pelo personagem de Samuel L. Jackson, ele também sabe o tamanho da besteira que ele está fazendo, pois afinal de contas sequestrar pessoas e ameaça-las é um crime terrível, tal qual ele costuma enfrentar no seu dia-a-dia.

Desconfiando de todos os seus colegas, Danny chama um negociador externo, ele é Chris Sabian (Kevin Spacey), uma pessoa que está de fora de toda aquela sujeira de seu departamento. A partir daí vemos não só um duelo de atuação entre Jackson e Spacey, como também um jogo psicológico dos bons, enquanto o negociador tenta demover Danny da sua empreitada.

Os policiais enlouquecem e fazem de tudo para que Danny continue sendo apontado como o assassino e alguém que tenta a todo custo encobrir o esquema de corrupção. Disposto a tudo, Danny consegue investigar e chegar aos verdadeiros culpados, mas possui a difícil missão de se ser ouvido, principalmente no meio de um cenário caótico como o que ele próprio montou.

Com elenco brilhante, que ainda inclui nomes como David Morse, Ron Rifikin, John Spencer e J. T. Walsh, que veio a falecer aos 54 anos após a filmagem deste longa. Com o perdão do trocadilho, este filme é tiro certo, para quem gosta de ação com uma boa dose de suspense.