Alerta Vermelho

Nome Original: Red Notice
Gênero: Ação
Ano: 2021
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Netflix

Nolan Booth (Ryan Reynolds), um dos maiores ladrões de preciosidades do mundo, tem sempre ao seu encalço uma concorrente a altura conhecida como Bispo (Gal Gadot), e desta vez, ambos disputam a posse das três jóias conhecidas como Ovos de Cleópatra. O grande agravante, porém, é que apenas Nolan sabe onde a terceira jóia está escondida.

No meio desta corrida em busca do tesouro, encomendado por um egípicio que deseja presentear a filha com os “mimos”, está John Hartley (Dwayne Johnson), investigador do FBI que está na cola de Nolan desde o roubo da segunda jóia em um museu. John fica ainda mais envolvido com a história quando ele acaba tendo o seu nome envolvido no roubo da joia, precisando então provar a sua inocência.

A produção mais cara da história da Netflix dividiu opiniões entre os espectadores, uns gostaram e outros criticaram fortemente o filme. Ponderando os pontos fracos e fortes de “Alerta Vermelho”, considero o saldo muito positivo, já que o filme tem a intenção de divertir com boas cenas de ação, perseguições arrojadas e muito bom humor. 

Naturalmente, o diretor Rawson Marshall Thurber (A Família do Bagulho, 2013) também tem a sua contribuição por não deixar que o filme se leve tão a sério, o que resulta em cenas que chegam a ser engraçadas de tão absurdas. Sem querer dar spoiler, mas quem viu o filme vai se lembrar de uma cena em que o helicóptero onde estão Nolan e John é atacado com um míssil, a forma como eles se desvencilharam é hilária. Também há algumas pequenas referências interessantes a filmes como Indiana Jones e Mulher Maravilha, fique atento.

O filme se passa em diversas locações, como Rússia, Espanha e Argentina, o que mostra a dinâmica que o diretor tenta passar ao longo da produção. Os efeitos especiais também são bem produzidos, assim como as cenas de luta que os três personagens se envolvem. Para quem gosta das grandes mudanças de roteiro, o filme também vai apresentar plot-twists interessantes, com boas justificativas a partir das pistas que são deixadas ao longo da história.

A inusitada parceria entre os personagens de Ryan e Dwayne também vai render boas risadas, no melhor estilo buddy movie, com perfis tão distintos, e um cara tão sacana quanto o ladrão Nolan Booth. Gal Gadot também se sai bem em uma seara em que ela já se sente confortável por seus filmes encarnando a Mulher Maravilha, aliando a sua beleza, charme e perspicácia. 

Embora não haja nada de tão perene em “Alerta Vermelho”, já que a história assume o lugar comum de muitos filmes de ação, o filme atinge o seu objetivo de entreter e presenteia o espectador com a presença de um elenco ilustre que funcionou muito bem em conjunto. Quem sabe o filme não ganhe uma sequência?