Val

Título Original: Val
Gênero: Documentário
Ano: 2021

Classificação: 8
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

Neste documentário produzido pela Amazon Prime acompanhamos a trajetória pessoal e artística do ator americano Val Kilmer, desde a sua infância em Los Angeles até os dias atuais, em que o astro convive com as sequelas de seu tratamento contra o câncer de garganta, que prejudicou a sua fala.

O filme foi produzido graças ao hábito que o ator sempre nutriu de registrar em vídeo todos os momentos possíveis, seja na privacidade de sua família ou em compromissos profissionais, de onde surgem imagens interessantíssimas de testes para papéis, e cenas de bastidores de filmes e peças de teatro, além de registros com outros atores como Marlon Brando, um dos ídolos de Val Kilmer, nos bastidores do polêmico filme “A Ilha do Dr. Moreau” (1996).

Narrado pelo seu filho Jack Kilmer, que dá voz ao seu pai ao longo do documentário, um dos méritos da produção é flagrar Kilmer em sua fase seminal, um jovem com incríveis aptidões para o teatro e para produções cinematográficas criadas juntamente com o seu irmão mais velho, que faleceu tragicamente aos 15 anos.

Val se mostra ainda ativo, claro que com as limitações que o seu estado atual impõe, brinca o tempo todo com a inseparável câmera e com os filhos, passando uma imagem otimista, mas com uma perceptível tristeza no fundo de seu olhar.

O documentário tem momentos incríveis ao perpassar por toda a carreira de Val, desde os momentos mais gloriosos, até os momentos mais constrangedores, relembrando os filmes e alguns dos inesquecíveis papéis protagonizados pelo artista. Há também aqueles momentos de cortar o coração, além de cenas pesadas, como um momento recente quando Kilmer passa mal em uma tarde de autógrafos.

Há capítulos especiais para alguns dos principais filmes protagonizados pelo ator, seja por motivos bons e outros nem tanto, caso de “Top Gun” (1986), “The Doors” (1991) e “Batman Forever” (1995), juntamente com isso, o documentário presenteia o espectador com incríveis imagens de bastidores das gravações destes e de vários outros filmes.

Com a excelente direção de Ting Poo e Leo Scott este é o tipo de documentários que vale a pena assistir, pois além de aprofundar na história do ator, que mostra que não é por acaso que alguns artistas chegam ao estrelato, ainda flagra a resiliência de Kilmer, convivendo com o seu delicado estado de saúde atual.