Os Pequenos Vestígios

Ano: 2021
Gênero: Suspense
Classificação: 6
País: EUA
Plataforma: HBO-Max

Esse é outro caso de elenco-gatilho, como já expliquei aqui no site, aquele que te faz dar o play instantaneamente. Afinal de contas, um filme com Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto, três vencedores do Oscar, chama a atenção de qualquer um, não é mesmo?

Os Pequenos Vestígios é um filme de suspense baseado na busca de um serial killer que vem fazendo vítimas há anos. Uma das próprias vítimas é o personagem de Denzel Washington, que perdeu família e teve a sua saúde comprometida durante a sua primeira busca pelo assassino.

Denzel faz o policial Joe Deacon (baixista do Queen?) calejado, quase aposentado, fora de forma, velho, e sem perspectivas. Até que se envolve novamente com o caso ao conhecer o detetive Baxter (Rami Malek). Sua fixação pelo caso e sua fama de ser uma verdadeira lenda como investigador, o faz fazer um freela na investigação.

O enredo tem todo o necessário para que este seja um filmaço, mas na prática não é bem o que acontece. A trama é lenta, arrastada e pouco dinâmica, não há muitas surpresas ao longo do filme, e tudo parece girar em torno da perspicácia do policial, e muito pouco sobre o serial killer, além das mortes, claro.

Jared Leto interpreta Albert Sparma, um cara meio louco, excêntrico, e com um humor bem abobalhado. Malek (o eterno Freddy Mercury) faz o detetive meio estrela, mas que parece ter pouca experiência na prática. É um bobão, um idiota de verdade, que protagoniza uma cena verdadeiramente estúpida no final do filme. Reparem que estou criticando os personagens, não os atores, embora eles sejam apenas protocolares no filme.

No fim das contas, a expectativa gerada em torno do filme não é atendida. Denzel se esforça bastante para salvar a trama, mas o roteiro fraco não ajuda muito, além disso, cabe também dizer que a direção quis fazer um final diferente, mas acabou falhando também nessa missão, pois deixa questões em abertas, e vai deixar muita gente na dúvida do que, de fato ocorreu.

Vale destacar que você não deve se punir se você vier a traçar um paralelo com o final do filme Seven (1995), pois é escancaradamente é isso que ocorre mesmo. Calma isso não é um spoiler! Apesar dos pesares, vale a pena assistir, se você não for com muita sede ao pote, o filme pode até descer bem.