Os Especialistas

Título Original: Killer Elite
Gênero:  Ação
Ano: 2011
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

Crítica

O agente especial Danny (Jason Statham) resolve se aposentar após anos recebendo ordens para missões que envolviam a morte de pessoas e aniquilação de quadrilhas espalhadas por todo o mundo. Em uma dessas missões, no México, por muito pouco ele não matou uma criança que se encontrava no carro de uma de suas vítimas, a chocante imagem do menino assustado ficou pra sempre guardada em suas memórias.

Logicamente ele não era o único a participar dessas missões, ele encontrava o apoio de diversos outros agentes, entre eles o seu grande amigo, o experiente agente Hunter (Robert de Niro) que, mesmo com a aposentadoria de Danny, continuou nesse ofício.

Certo dia, Hunter entrou em uma missão que envolvia um pagamento milionário, mas era praticamente uma missão suicida, que ele certamente não daria conta sozinho. Foi só Hunter tentar declinar da operação, que ele acabou sequestrado por uma organização que recebia ordens de um Sheik de Omã. É claro que Danny acabou sendo “convidado” para voltar à ativa e salvar a pele de seu velho amigo, resolvendo a missão que ele deixou de cumprir em troca da vida de seu parceiro.

A associação do nome de Jason Statham com filmes de ação talvez seja o casamento mais perfeito quando falamos deste gênero cinematográfico. Aqui o ator britânico faz jus a essa afirmação, justificando a sua fama ao dar vida ao personagem que bate, atira, escapa das situações mais inusitadas possíveis, mas que também tem clemência para com alguns que cruzam o seu caminho.

Sim, Os Especialistas é um bom filme do gênero de ação, embora em algum momento confunda o espectador com mudanças muito rápidas no roteiro e reviravoltas incríveis. Tudo isso, graças ao envolvimento da SAS, força especial britânica, que tenta de todo modo apagar seus rastros em uma missão assassina em Omã, que vitimou três filhos do Sheik do Petróleo. Vale acrescentar que o filme é baseado em uma história real, extraída do best seller “The Feather Men”, de Ranulph Fiennes.

De Niro, apesar da idade, também convence como agente especial veterano e como sempre consegue fazer muito bem feito o seu personagem, mesmo sendo um coadjuvante de luxo na produção. O filme ainda tem Clive Owen, que interpreta Spike, um antagonista casca grossa que faz de tudo para atrapalhar Danny, mas que no fundo é mais uma vítima de todo o sistema. O espectador também vai encontrar outros atores bastante conhecidos no filme, como Ben Mendelsohn, Dominic Pucell e Adewale Akinnuoye-Agbaje.

Embora não seja aquele filme que marcará a sua vida, Os Especialistas vale pela construção do roteiro que vai crescendo aos poucos, e pelos plots que vão mudando a cada momento, fazendo inclusive com que o filme praticamente recomece em determinado momento, dando início ao seu terceiro ato.

Junte isso tudo às cenas de ação muito bem gravadas, e todo aquele arquétipo dos bons filmes de ação, e temos aí duas horas de tensão e diversão. Uma bela pedida para aquele momento em que você quer fazer circular a sua adrenalina.