Gavião Arqueiro

Título Original: Hawkeye
Gênero: Aventura, Ação
Ano: 2021
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Disney+

Quarta série do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) Gavião Arqueiro tem 6 episódios que dão sequência ao arco que envolve o filme Viúva Negra, ligando a série ao exato momento do pós-crédito do filme, em que Yelena Belova (Florence Pugh) inicia a sua caçada ao Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), por acreditar que ele foi o responsável pela morte de sua irmã Natasha Romanoff (Scarlett Johansson).

A série inicia de maneira bem devagar, basicamente apresentando as origens da personagem Maya Lopez (Alaqua Cox) e de Kate Bishop (Hailee Steinfeld). Kate é a legítima fã e seguidora do herói encarnado por Clint Barton, e nesse ponto a série manda bem ao colocar a menina Kate na invasão alienígena em Nova Iorque, dando aos fãs mais uma perspectiva diferente do evento ocorrido no filme Vingadores (2012).

Jeremy Renner enfim teve bastante tempo para que o seu personagem Clint Barton pudesse ser explorado adequadamente, assim sendo, conhecemos um pouco mais da sua forma de lidar com a sua vida secreta e também pessoal, assim vimos na série um herói amargurado pela perda de sua amiga Natasha, e tendo que lidar com as sequelas que os seus anos de herói lhe trouxeram, como a perda da audição, por exemplo. Acima de tudo, Clint mantém o seu papel de pais e marido incrível.  

A série consegue construir um plot interessante ao longo dos episódios, apresentando ao fã do MCU personagens que podem ganhar desdobramentos como o casal Eleanor Bishop (Vera Farmiga) e o excêntrico Jack Duquesne (Tony Dalton). Os coadjuvantes também ajudam na construção de uma série que vai esquentando conforme avança, os casos mais interessantes são o da Gangue do Agasalho, com criminosos não muito dotados de inteligência, e o divertido grupo de cosplayers que Clint fez amizade.

Não dá pra não falar de um dos maiores vilões da série, Wilson Fisk, ou Rei do Crime, que aparece apenas no último episódio. Na verdade ele não apenas aparece, mas brilha, com o ótimo Vincent D’Onofrio bisando o papel que lhe deu muito destaque na série Demolidor (2015 – 2018) da Netflix. Apesar de estar em apenas um episódio, O Rei do Crime mostra toda a sua força e influência na cidade de Nova Iorque, protagonizando cenas de tirar o fôlego no episódio final, disparado o melhor da série.

Enquanto Clint Barton tenta escapar de Yelena, que vem com tudo pra cima dele, ele ajuda Kate Bishop a tentar desvendar um mistério que envolve a sua família, e vê tudo ficar ainda mais complicado quando o uniforme do Ronin (seu alter ego mercenário e assassino) vem à tona em um leilão secreto em Nova Iorque.

Ainda que mantenha a qualidade das séries da Marvel, Gavião Arqueiro está ligeiramente abaixo das outras, principalmente por não apontar nenhuma direção explícita para o Gavião Arqueiro, além de demorar muito a engrenar. Porém, a série deixa o terreno pavimentado para que Kate Bishop assuma a alcunha de Gaviã Arqueira, como nos quadrinhos.

Sem querer dar spoiler, a Marvel também aborreceu muito os fãs com o desfecho de um dos personagens, mesmo que a cena repita à risca algo ocorrido nos quadrinhos, e que nada seja definitivo (no universo de heróis nada é), mas talvez este não tenha sido o melhor momento para pagar tributo às HQs.

Por fim, diferentemente das outras séries, que fazem o fã criar diversas teorias acerca do futuro do MCU, o pós-crédito de Gavião Arqueiro decepcionou bastante os fãs, deixando a confirmação ou não de todas as teorias cunhadas pelos espectadores para o ano que vem.

De qualquer forma, as séries da Marvel continuam sendo indispensáveis para todos aqueles que querem ficar por dentro e entender tudo (ou quase) o que se passa no Universo Marvel, retroalimentando essa incrível máquina de fazer dinheiro e encantar adultos e crianças mundo afora.