Diamante de Sangue

Diamante de Sangue
Gênero: Guerra/Drama/Ação
Ano: 2006
Classificação: 9
País: Estados Unidos
Plataforma: HBO-Max

Diamante de Sangue é um filme dramático que conta com cenas de ação de tirar o fôlego, aqui temos a oportunidade de ver nosso querido Di Caprio incorporando um contrabandista de diamantes em uma busca implacável por uma pedra preciosa que pode mudar sua vida. A trama se passa durante uma guerra civil no início da década de 90 em Serra Leoa, em meio a isso Solomon (Djimoun Houson) um pescador que vive em uma vila, é separado de sua família e levado para trabalhar como escravo em um garimpo de pedras preciosas.

O destino acaba fazendo com que Solomon encontre Archer (Leonardo Di Caprio) que se interessa por sua história ao ouvir que ele encontrou uma pedra rara, ele promete encontrar sua família em troca que ele lhe mostre onde a escondeu durante uma invasão do exército no garimpo onde era mantido como escravo, com ajuda da repórter Maddy (Jennifer Connelly), eles partem em uma jornada por uma perigosa trilha tomada pelo grupo rebelde chamado de Força Revolucionária (FUR) para recuperar o diamante. Repleto de ação e imagens pesadas, o longa toca em pontos pouco abordados pela sociedade e nos mostra uma realidade bem precária e desumana que os países africanos vivem com confrontos diários internos tão violentos.

O longa conta com um roteiro bem original que tem como base a guerra civil que dilacerou Serra Leoa no início dos anos 90, a história é muito bem desenvolvida a partir da construção dos personagens. Solomon que tem o sonho que seu filho mais velho vire um homem estudado e Archer que conhece todo esquema de contrabando de diamantes, além da bela repórter Maddy que sonha em publicar uma matéria que impacte de verdade e ajude a derrubar o contrabando de pedras preciosas. Apesar de Solomon e Archer serem africanos eles vivem uma realidade bem diferente.

Outro grande atrativo do filme é o gatilho de elenco que o filme nos proporciona, além de Di Caprio que dispensa apresentações e tem atuação brilhante no filme recebendo inclusive indicação ao oscar para concorrer como melhor ator, temos também Djimoun Houson que tem uma carreira extensa e recentemente viveu o vilão Korath em Guardiões da Galaxia, além de integrar também o cast do universo DC, Djimoun também recebeu indicação como melhor ator coadjuvante por sua atuação no longa. Além de Jennifer Connelly e Arnold Vosloo que viveu o inesquecível Imhotep na saga de A Múmia.

O filme te entrega um tema bastante forte e executado de forma primorosa pelo diretor Edward Zwick que antes de Diamante de Sangue era reconhecido por duas obras que também valem bastante a pena entrar para lista de quem ainda não assistiu: Lendas da Paixão e O Último Samurai. Ele chega em um tema que é inacreditavelmente pouco falado e visto nos noticiários, e te dá a sensação de estar assistindo uma espécie de “filme-denúncia”, certamente o filme irá te chocar e causar incomodo por escancarar uma realidade desconhecida, que de acordo com nativos da Zona de Conflito mostrado no filme a situação chega a ser bem pior e te dá a noção do quão cruel é a vida nos países que vivem em constante guerra civil.

Um filme marcante que acabou não se consagrando com premiações de grande destaque, mas enfincou sua bandeira na história do cinema. Com desenvolvimento incrível dos personagens, que acaba por transformar Archer em um típico anti-herói e tem um roteiro reflexivo e realista.