Código de Honra

Ano: 2011
Gênero: Drama
Classificação: 6
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

Baseado em uma história real, “Código de Honra” flagra a luta de um advogado em prol de uma importante causa, a da adoção de um tipo de seringa segura nos hospitais, para minimizar os casos de contaminação a partir de acidentes hospitalares.

Chris Evans é Mike Weiss um advogado competente que divide a sua vida entre o seu trabalho, drogas e prostitutas. Seu vício incontrolável acaba por prejudicá-lo em uma das mais importantes batalhas de sua vida.

O caso da enfermeira Vicky, que contrai o vírus do HIV após um acidente de trabalho com uma seringa contaminada, chama a atenção de Mike, que conforme se aprofunda no caso, vai percebendo o quanto a corrupção e os interesses das empresas fabricantes das seringas tradicionais podem representar barreiras quase impenetráveis.

A briga deles passa a ser a adoção pelos hospitais de uma seringa na qual a agulha se retrai, evitando assim espetar alguém por acidente. Criada por um engenheiro, a seringa foi ignorada por compradores de todos os hospitais aos quais ela foi oferecida.

Com grande atuação de Cris Evans, o filme se torna um verdadeiro drama, pois chama a atenção para uma questão importante do ponto de vista da área de saúde, quando fica claro que o lucro está acima de qualquer preocupação com pacientes e profissionais da saúde.

Nesse meio tempo, o escritório que Mike divide com o seu sócio Paul (Mark Kassen) começa a viver sérios problemas financeiros, causados por boicotes sofridos por estarem neste caso, grande demais para eles. Por fim, o vício em drogas e a vida completamente desregrada cobram um alto preço para o jovem e talentoso advogado.

Por ser uma história real, é interessante também conhecer os desdobramentos dos esforços da enfermeira, do criador da seringa e da firma de advocacia, e como tudo isso impactou o cenário de segurança hospitalar nos dias de hoje. Filme para assistir e refletir.