Águas Profundas

Nome Original: Deep Water
Gênero:  Drama, Suspense
Ano: 2022
Classificação: 7
País: Estados Unidos
Plataforma: Amazon Prime

Crítica

Até que ponto o amor de um homem pode chegar? Vic (Ben Affleck) é um bom marido, bom pai, gênio em sua profissão e muito rico. Sua relação com a Melinda (Ana de Armas) é permissiva e tolerante, mesmo que ela já não pareça o amar tanto quanto ele gostaria, e não se dedique suficientemente à família.

Por mais que aparentemente Vic aceite as traições de sua esposa, em uma espécie de acordo para que não haja divórcio, algo sinistro paira no ar, já que ele passa a ameaçar um dos muitos casos de Melinda. A situação vai ficando mais tensa quando as pessoas começam a desconfiar que ele possa ser o responsável pela morte de um homem que se encontrava desaparecido, e que foi um dos casos de sua esposa.

Baseado em um romance de Patricia Highsmith, o filme tem a mão do diretor Adrian Lyne, responsável por obras como “Atração Fatal”, “9/2 Semanas de Amor”, “Proposta Indecente” e “Infidelidade”, flertando com momentos de toda a sua obra, entregando, por fim, um drama cotidiano, complexo e repleto de luxúria.

Enquanto propositalmente não há muita química entre o casal, Ben Affleck se sai muito bem ao interpretar um personagem frio e calculista, que também exala fragilidade sempre que sua esposa lhe recompensa com arroubos sensuais, logo após cada momento de deslize. Affleck domina suas expressões faciais que ora nos causam sentimento de pena, e ora de tensão, principalmente quando ameaça veladamente os seus “concorrentes”. Ana de Armas também brilha, esbanjando não só sensualidade, mas também desprezo por seu marido e falta de paciência para cuidar da filha do casal.

Um dos pontos baixos, no entanto, é a previsibilidade que acompanha todo o filme, de forma que em nenhum momento consiga surpreender o espectador, que consegue ditar didaticamente cada acontecimento futuro da trama.

O ritmo lento consegue alimentar o suspense previsível, atingindo o ápice, em um final bastante significativo, isso se levarmos em conta a história do casal. É certo dizer que este filme não vai agradar a todos, principalmente por conta da abordagem tão peculiar a qual ele se concentra, mas aqueles que gostam de um suspense com doses de sensualidade certamente vão curtir a trama.